sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Vírus





Por existirem muitas divergências sobre se os vírus, se enquadram ou não entre os seres vivos, estes "organismos" não estão inseridos em nenhum dos grandes reinos dos seres vivos, daí a necessidade de serem estudados à parte.

Principais características dos vírus:

· São acelulares (Não possui estruturas celulares).

· São tão pequenos que podem penetrar no interior das células das menores bactérias que se conhecem, (20 a 300 nm), portanto são visíveis somente ao ME.

· Só apresentam propriedades de vida quando estão no interior de células vivas. Por isso são considerados parasitas celulares obrigatórios.

· São específicos, cada vírus normalmente ataca um tipo de célula.

Estrutura e diversidade dos vírus:

· Capsídeo - Envoltório dos vírus
- Formado por proteínas
- Protege o material genético

· Material genético: Um vírus é constituído por ácido nucléico (DNA, RNA) em geral uma única molécula, envolta por proteínas. Certos tipos de vírus possuem um revestimento externo formado por restos de membrana plasmática da célula em que se originaram. Alguns vírus mais complexos podem apresentar também lipídios e glicídios presos à cápsula.



Ciclo reprodutivo dos Vírus


Ciclo lisogênico:

DNA viral incorpora-se ao DNA bacteriano e não interfere no metabolismo da bactéria, que se reproduz normalmente, transmitindo o DNA viral aos seus descendentes.

Vírus: chamados temperados
Bactérias: chamadas lisogênicas


Ciclo lítico:

DNA viral passa a comandar o metabolismo bacteriano e a formar vários DNAs virais e cápsulas protéicas, que se organizam formando novos vírus. Ocorre a lise da célula, liberando vários vírus que podem infectar outras bactérias, reiniciando novamente o ciclo.


Vírus: chamado vírus lítico.
Bactéria: chamada não-lisogênica.

Doenças causadas por Vírus:

Os vírus podem causar doenças em plantas e animais. As principais doenças causadas por vírus que atingem o homem são:

* Varíola

* Febre Amarela

* Sarampo

* Poliomielite

* Raiva

* Encefalites Virais

* Caxumba

* Hepatite Infecciosa

* Sindrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)


BIODICAS:


- Não existe remédio contra os vírus, mas o organismo humano possui defesas naturais, como os anticorpos e o interferon (proteína produzida pelo corpo contra os vírus).
- Príons são partículas infectantes de proteína, foi responsável pela doença da vaca louca.






EXERCÍCIOS

01. Explique o papel das enzimas da cauda dos bacteriófagos.

02. Que parte do bacteriófago penetra na célula hospedeira?

03. (Vunesp-SP) O vírus responsável pela Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida (AIDS) é um retrovirus. Qual o tipo de ácido nucléico que constitui o material genético dos retrovírus? A denominação "retrovirus" refere-se a que característica desse vírus?

04. (Unicamp-SP) Um pouco alarmado com a elevada ocorrência de dengue transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, um morador de Campinas telefonou para a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e relatou que havia sido picado na mata, à noite, por um mosquito grande e amarelado. Relatou também que, no dia seguinte, começou a ter febre e sentir dor nas articulações. O biólogo da Sucen, ao saber que este senhor não tinha viajado ainda para qualquer área endêmica da doença, tranqüilizou-o dizendo que certamente não teria contraído a dengue, embora fosse importante que ele procurasse atendimento médico. Cite três fatos relatados acima que levaram o biólogo da Sucen a concluir que essa pessoa não estava com dengue


05. (EFO-Alfenas-MG) A Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida (Aids) é causada por um retrovirus exógeno. Qual o material genético que compõe o retrovirus? Qual o papel da enzima transcriptase reversa na duplicação do retrovirus?

13 comentários:

  1. Qual a resposta da questão 3 por favor....

    ResponderExcluir
  2. hahaha Ta todo mundo querendo questão 3....e eu tbm kkkk
    passa ai

    ResponderExcluir
  3. Por favor fala a resposta da tal falada... És mui defici....

    ResponderExcluir
  4. Atendendo a pedido: Resposta da questão 3
    O material genético de um retrovírus é o RNA.O vírus é chamado de RETROvírus pois ele usa uma enzima,a transcriptase reversa,para produzir uma molécula de DNA usando seu RNA como molde,quando o normal entre os seres é usar o DNA como molde para síntese do RNA.


    Retrovírus porque na transcrição normal é de DNA para RNA, o retrovírus faz o contrário, RNA para DNA.

    ResponderExcluir
  5. quero a 5 ???????? por favor #

    ResponderExcluir
  6. Resposta da questão de número quatro, por favor ?!

    ResponderExcluir
  7. 4. 1º) O Aedes aegypti possui hábitos diurnos e o morados disse que foi picado à noite;
    2º) ele não é amarelo, sua coloração é escura;
    3º) ele têm hábitos urbanos, vivendo dentro ou nas proximidades da habitações humanas - mas o morador relatou que foi picado na mata,
    4º) ele não tem grande porte: é muito pequeno;
    5º) o período de incubação do vírus é de alguns dias, assim, a doença não se manifestaria no dia seguinte ao da picada do mosquito. Além das considerações acima, o morados não viajou para áreas endêmicas da doença.

    ResponderExcluir