domingo, 4 de novembro de 2007



DICAS PARA O VESTIBULAR

* O meristema é o tecido vegetal de crescimento que origina os demais tecidos.

* O pâncreas é uma glândula de secreção mista pois produz os hormônios insulina e glucagon e auxilia a digestão com a produção do suco pancreático.

* A fotossíntese é o mais importante processo bioquímico de conversão da energia luminosa em energia química.

* O "pai da genética", Gregor Mendel, nunca cruzou sementes de ervilha mas, sim, variedades de plantas de ervilhas.

* O músculo estriado possui células polinucleadas e contração voluntária.

* Os fungos são eucariontes e, embora existam algumas formas uninucleares, como o levedo, a maioria é formada por um emaranhado de filamentos, as hifas, cujo o conjunto é chamado micélio.

* Em alguns platelmintos e algumas moscas, as larvas produzem óvulos que, por partenogênese, originam novas larvas que, chegando a fase adulta, reproduzem-se sexuadamente. Esta partenogênese na fase larval é denominada pedogênese.

* O número de ovos produzidos por uma espécie costuma ser inversamente proporcional ao cuidado que os pais têm com a prole. Quando são muitos os ovos a mortalidade é alta. Quando são poucos, a maior proteção assegura a sobrevivência da maioria.

* A síndrome de Turner (44A + X0) e a síndrome de Klinefelter (44A + XXY) são alterações numéricas dos cromossomos sexuais denominadas Aneuploidas por monossomia e por trissomia, respectivamente.

* A desinteria amebiana e a esquistossomose são doenças transferidas por águas contaminadas que contém cistos ou larvas dos respectivos parasitas.

* Todas as espécies do filo Equinodermas (espumas e ouriço do mar) vivem no ambiente marinho.

* As pterodófilas (samambaia e avencas) foram os primeiros vegetais a apresentarem vasos condutores de seiva.

* Numa comunidade, são considerados produtores, os seres que realizam a quimiossíntese ou a fotossíntese.

* A seleção natural é um princípio darwinista que determinaria a sobrevivência e reprodução dos seres melhor adaptados.

* A mitocôndria é responsável pela respiração intracelular ao decompor compostos orgânicos e armazenar as suas energias.

* A melhor dica, naturalmente, não deve ser novidade para você. Faça primeiro as questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta diretamente sem muita conta ou muito o que pensar. Evite perder tempo com questões que você julga difícil.

* Procure controlar o tempo. Em algumas provas você tem menos de dois minutos para resolver cada questão! Não se assuste. Algumas questões você responderá normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.

* Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.

* Há quem diga que reler a prova na hora de entregar as respostas, gera muitas dúvidas e você poderá ser tentado a mudar algumas respostas. Se achar MESMO que alguma resposta deva ser mudada, faça-o; entretanto se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas não mude a que marcou da primeira vez. Só mude a resposta se tiver certeza de que estava errado.

* Em caso de questões abertas, terá melhor desempenho quem souber redigir bem e estruturar bem suas idéias. Muito cuidado para não escrever muito e não responder o que está sendo pedido. Respostas claras e objetivas são, obviamente, sempre mais bem valorizadas que aquelas com muitos dizeres sem significado.


CONHEÇA OS 10 MANDAMENTOS DO VESTIBULANDO

Não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso no vestibular. Tampouco normas e imposições costumam surtir efeito prático nas jovens cabeças envolvidas com as provas. Mas, de acordo com professores e psicólogos, alguns procedimentos podem auxiliar os vestibulandos a obter bons resultados nos exames que os aguardam. Os 10 Mandamentos do Vestibulando resumem algumas dessas dicas. Assim como na Bíblia Moisés recebeu dos céus as leis divinas para orientar os homens, a proposta é apontar formas de tornar o desafio do vestibular menos pesado.
Para o psicólogo Jones Antônio dos Santos, do Multi Serviços em Psicologia (Musp), um item fundamental para os vestibulandos é a consciência de seu próprio papel no processo de entrada da universidade, desde a escolha da profissão até a maneira de se preparar para os testes. O professor Alecsandre Pires, da organização não-governamental Junta de Coordenação e Assistência ao Aluno, recomenda o máximo de atenção possível às explicações em aula e considera os ambientes tranqüilos e silenciosos como os mais adequados para o estudo. O professor Milton Simões, do curso pré-vestibular Mauá, sugere que os estudantes comecem as provas pelas questões mais fáceis, enfrentando as mais difíceis no final. A psicóloga Suzymara Trintinaglia alerta que o vestibulando tem de respeitar seu próprio ritmo de estudo, sem forçar-se a estudar mais horas do que o adequado, e ressalta a necessidade de diálogo entre estudantes e familiares no momento da escolha profissional.


OS DEZ MANDAMENTOS


I
Não escolherás uma profissão pensando apenas no mercado de trabalho e no retorno financeiro. O candidato tem de buscar sempre saber o porquê de estar realizando o vestibular e, também, o motivo de estar escolhendo uma determinada carreira. O autoconhecimento é condição fundamental para uma decisão adequada. É preciso escolher algo de que se vá gostar.


II
Honrarás teus pais sendo feliz com tua escolha profissional. O vestibulando deve dialogar com os pais para que eles compreendam e respeitem suas decisões. Uma recomendação é que não haja promessas de ambos os lados (por exemplo, o compromisso de ganhar um carro com a aprovação no concurso é um fator de ansiedade).


III
Amarás o próximo como a ti mesmo mas, no dia do vestibular, competirás com ele. Ninguém precisa rejeitar os amigos nem adotar um comportamento agressivo, mas é necessário ser competitivo no momento da prova para buscar o melhor desempenho possível.


IV
Respeitarás teus hábitos de alimentação, sono, diversão e descanso. A disciplina de estudos é importante, mas deve haver espaço para o lazer. O tempo de sono, por exemplo, deve ser preservado. O lazer diminui a possibilidade do estresse. Na alimentação, frutas, líquidos e alimentos leves são recomendados. Remédios contra a ansiedade e estimulantes não devem ser tomados por conta própria.


V
Buscarás o apoio incondicional dos teus familiares. Um ambiente tranqüilo é o mais recomendável para o estudo. Todo o grupo familiar deve colaborar com o vestibulando, mas sem cobrar dele o tempo de estudo, por exemplo, para não aumentar a ansiedade.


VI
Não estudarás toda a matéria nos últimos dias antes da prova. O conhecimento exigido no vestibular é construído ao longo do Ensino Médio. O melhor momento para aprender é a explicação em aula, para a qual o aluno deve prestar o máximo de atenção. A prova do vestibular é o término de um processo.


VII
Vestibular é vida. Vida não é vestibular. Respeitarás teu ritmo de estudo e teus limites. A idéia é descobrir o tempo ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem conseguir se concentrar. Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos dos conteúdos e resolvendo provas de vestibulares passados. É importante também contextualizar as informações de cada matéria, procurando correspondência com as outras disciplinas.


VIII
Conhecerás antecipadamente o local da prova e não esquecerás os documentos no dia. É importante visitar o local de prova para saber como é o trajeto e para conhecer os horários dos meios de transporte disponíveis (ônibus, lotação, táxi, etc). No dia da prova, evite correrias deslocando-se com antecedência para a prova.


IX
Não farás das provas teste de rapidez e ocuparás todo o tempo disponível. O recomendável é ler atentamente os enunciados das questões, para interpretá-las corretamente. Outra dica é garantir o máximo de acertos com as questões consideradas mais fáceis, enfrentando depois as mais complicadas.


X
Nunca desistirás da tua identidade profissional. Persistirás na busca da faculdade que desejas, mesmo se fores reprovado. Se a convicção pela a escolha profissional é firmada no autoconhecimento, o vestibulando deve perseguir sempre seu objetivo, sem esmorecer com eventuais reprovações.


Fonte: Terra Vestibular Luís Bissigo/ Zero Hora

Um comentário:

  1. olha professor,esse blog com os assuntos de biologia está me ajudando muito logo pq ,o curso q eu escolhí foi ciências biológicas,sei q tenho q estudar bastante,+ eu amo biologia e vou conseguir,e se ñ for dessa vez, tentarei o quanto for preciso.

    ResponderExcluir