quinta-feira, 26 de julho de 2012

CREATINA

Uma das vantagens de Tomar Creatina é que ela é algo extraído da carne ou de outros tipos de alimentos, sendo algo natural que se usado corretamente, como já dito acima, pode trazer grandes resultados a curto, médio e até a longo prazo, já que os músculos obtidos através dela não são artificiais, ou seja, não somem quando seu uso é pausado. Além disso, a Creatina se adéqua também as mulheres, coisa que outras proteínas e suplementos de creatinina não tem como ponto positivo.A Creatina é um excelente produto para obtenção fácil e rápida de músculos, que se combinada com séries de exercícios pode trazer resultados surpreendentes. A Creatina está em grande ascensão no Brasil e no exterior pois é um produto relativamente sem efeitos colaterais, e pode ser utilizada sem riscos, o que não acontece com outros suplementos, como o Whey Protein (Proteína de Soro de Leite), que pode ter rejeição pelo organismo daqueles que têm alergia a lactose.

Sua sintetização é feita nos rins e grande parte desta é absorvida pelo corpo. Seu único efeito colateral está ligado ao excesso de utilização dos rins para sintetizar as proteínas e a desidratação (perda de água no corpo). Portanto, caso tome Creatina, basta se hidratar bastante e não exagerar em suas doses, isto trará mais resultados para sua construção e recuperação de músculos.

Tipos de Creatina e suas Diferenças

Uma importante etapa para a compra da creatina é a escolha do tipo de creatine que será utilizado para obter resultados. Veremos as características dos mais conhecidos tipos de creatina e assim você poderá escolher o que é melhor e qual mais se adéqua a suas necessidades de obtenção de músculos aliado ao valor da mesma.
A Creatina Monoidratada é a mais barata e ao mesmo tempo mais popular. Esta possui uma absorção não tão potente, talvez por ser feita de uma mistura de três aminoácidos descendentes da creatinina, que podem se perder, por serem creatinados e creatininizados, no caminho à corrente sanguínea. Já na Creatina Pura, isto não ocorre. Por ter somente creatina em sua composição, esta não demora a ser sintetizada e traz resultados superiores às demais. Tem como principal objetivo obter massa muscular, objetivo que pode ser cumprido em apenas duas semanas de uso.
Por último mas não menos importante temos a Creatina Micronizada, que é preparada para suprir e aumentar o número de ATPs musculares, fornecendo energia diretamente ao músculo para que ele possa se expandir e consequentemente aumentar sua massa muscular magra, que consumirá cada vez mais calorias e fará com que você se mantenha em forma mais facilmente. Esta modalidade de creatina é excelente para aqueles que praticam atividades físicas muito intensas e precisam de uma velocidade de reconstrução muscular muito alta. Existe também uma marca de Creatina que se destaca, a Creatina Universal, que segundo muitas pessoas é a melhor do mercado em termos de velocidade de resultados.

A Ação da Creatina

A Creatina age diretamente nas  mitocôndrias das células, liberando energia para que estas retenham mais água e se expandam, formando mais fibras musculares, que também podem ser chamadas somente de músculos. Tudo isso ocorre após a sintetização da mesma nos rins, partindo para a corrente sanguínea, que levará as substâncias aos músculos do corpo. Este é um processo relativamente muito simples, que não acarreta em danos às células e apenas aumenta suas forças para que possa se reproduzir e se expandir.
O ganho de energia e tamanho das células é permanente, ou seja, os resultados positivos dificilmente serão perdidos, como acontece (e como já foi dito acima) com alguns outros tipos de substâncias para ganho de massa/músculos.



Entrevista do Prof. Ms. Guilherme Molina no DFTV. Pesquisa sobre creatina em atletas de Moutain Bike.