terça-feira, 26 de julho de 2011

Dieta e beleza: conheça os alimentos que deixam você mais bonito

Escrito por Maíra Bonilha
Homens vaidosos, atenção para a dica: antes de se submeter a tratamentos estéticos dolorosos para ficar mais bonito, faça uma pequena parada na geladeira. Adicionar algumas variedades de alimentos a sua dieta é um jeito fácil, prático e barato de melhorar sua aparência, clareando a esclera (parte branca do olho), prevenindo a queda de cabelo e limpando sua pele. Veja abaixo o guia de alimentos que pode tornar você mais atraente:
espinafre

Espinafre
O alimento preferido do Popeye não vai fazê-lo explodir em músculos, mas é fato que o espinafre é rico nos carotenoides luteína e zeaxantina, que são ótimos para manter clara a parte branca dos olhos. Uma boa forma de consumi-lo é como acompanhamento de uma boa carne grelhada.


ovos
Ovos
Essas fontes de energia fazem os pratos mais rápidos. Ricos em ferro, os ovos ajudam a prevenir a perda de cabelo. Também são ricos em enxofre, que ajuda a manter o cabelo macio e vistoso.


banana
Bananas
Elas mantêm sua pele bonita e elástica. Para ver como anda a elasticidade da sua pele, puxe e solte uma parte da pele de trás dos punhos. Quanto mais rápido ela voltar, mais elástica sua pele é. Fumar traz danos enormes à elasticidade da pele, e o potássio presente na banana pode ajudar.


repolho-roxo
Repolho roxo

Cheio de enxofre e iodo, o repolho roxo ajuda com a limpeza do seu organismo, auxiliando seu corpo a eliminar as toxinas que podem afetar sua pele. Se você sofre de acne, saiba que manter seu organismo saudável é tão importante – se não mais – do que qualquer produto que você utilize em sua pele.


beterraba
Beterraba
Esse legume roxo é um forte aliado para ajudar na aparência. A beterraba contém betaína, que é um agente bioativo que contribui com a quebra de gorduras. Seu suco também contém uma substância que auxilia na digestão. Tudo bem que o suco de beterraba pode não ser muito atraente, mas experimente batê-lo no liquidificador com suco de laranja. Se isso não te apetece, tente fazer do suco um molho para salada, ou simplesmente coma o legume em sua forma natural. Mas não se assuste ao ir ao banheiro: após comer beterraba, é normal que as fezes fiquem com uma cor rosada.


uva
Óleo de semente de uva
Não é muito comum, mas o óleo de semente de uva pode ser encontrado em casas de produtos naturais. Utilizado em produtos cosméticos, é rico em vitamina E, que ajuda a reduzir o aparecimento de rugas. É bom para usar em frituras ou temperar saladas.


carne-branca
Carne branca
Acredite: as mulheres olham para detalhes que para você não fazem muita diferença. Unhas, dentes, cabelos e até ouvidos limpos são conferidos. Por isso, não subestime a importância da saúde de suas unhas. A boa notícia é que é simples. Você apenas tem que beber bastante água e ter certeza de que está comendo proteína o suficiente. Isso não quer dizer que você deva se alimentar apenas de bifes pelo resto da vida. Dê preferência às carnes brancas como frango e peixe e não se esqueça de ter uma dieta variada, com muitas frutas e vegetais de cores vivas.


goiaba
Goiaba

A goiaba é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres que causam danos à pele e o deixam prematuramente velho. As goiabas também são ricas em vitamina C, contendo cinco vezes mais do que a laranja. Experimente comê-la in natura ou através de sucos e saladas de frutas. Se você não for fã da fruta, tente usá-la como produto de beleza, espalhando a polpa em sua pele. Deixe agir por alguns minutos e depois a lave com água.

FONTE:http://idmed.uol.com.br/homem/dieta-e-beleza-conheca-os-alimentos-que-deixam-voce-mais-bonito.html
Câncer de Próstata 
 
Escrito por Dr. Homero Guidi    
dv2037037O que é o câncer de próstata?
É a proliferação desordenada das linhagens celulares que compõem a glândula.
Normalmente, as células da próstata, como a de todos os órgãos têm uma vida útil definida, o que permite uma renovação controlada das novas células que substituem as velhas. Quando esse mecanismo perde o controle e a sua auto regulação, as células começam a proliferar muito rápido e desordenadamente dando origem a tumores.
Quais as causas?
O câncer de próstata apresenta múltiplas causas agindo concomitantemente. Há que se ter uma predisposição genética para o aparecimento do tumor, que, além disso é favorecido por níveis altos de testosterona, consumo de gorduras animais na alimentação durante a vida (hábito frequente) além de outros fatores ainda não totalmente compreendidos.
prostata2
Ilustração: Carol Juste

Quais os sintomas?
Pode não haver sintoma algum, na fase inicial. Paulatinamente, vão aparecendo sintomas relacionados com a dificuldade em urinar, jato mais fino, várias e várias micções durante o dia, micções que começam a ficar freqüentes à noite, etc. Também existem sintomas dolorosos, causados pela disseminação da doença nas fases mais avançadas, sem tratamento, notadamente quando o câncer de próstata atinge os ossos.
Qual é a evolução da doença?
Geralmente, há um crescimento local, que não costuma ser rápido; sendo tão mais lento quanto mais velho o homem acometido pelo câncer de próstata. Depois, esse crescimento pode sair dos limites da próstata, atingindo a bexiga e outros órgãos vizinhos. Também, com o crescimento, o tumor pode liberar células cancerosas na corrente sanguínea que vão se alojar em diferentes órgãos, incluindo os ossos, o cérebro, o pulmão, o fígado, etc.
O crescimento só é rápido em pacientes mais jovens, quando o tumor é mais agressivo.
O câncer de próstata deixa alguma sequela no paciente?
A sequela principal é a morte, quando se deixa o câncer evoluir sem tratamento.
Quando tratado, as sequelas costumam ser mínimas dependendo do tratamento realizado e em que estágio do câncer isso é feito. Pode haver problemas no controle da urina, geralmente temporários e problemas relacionados com a potência, se o tumor já é mais invasivo.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através do exame clínico com o toque retal que avalia as características da glândula, se existem nódulos, áreas de endurecimento, assimetrias e mesmo casos mais avançados.
O PSA, que é um marcador encontrado no sangue também é útil. Quando ele sobe, o médico avalia o histórico, verifica se não há apenas uma infecção, e com base nessa análise, determina ou não a necessidade de uma biópsia ( retirada de pequenos fragmentos da glândula) para análise pelo patologista. As bíopsias, hoje em dia, são feitas com anestesia, guiadas pelo ultra-som e em caráter ambulatorial ( entra e sai no mesmo dia).
Qual o tratamento?
O tratamento do câncer de próstata pode ser, nas suas fases iniciais, cirúrgico e radioterápico ( braquiterapia - um tipo de radioterapia com implante de pequenas sementes radiotivas diretamente em toda a próstata por meio de agulhas).
Nos casos avançados, normalmente, se utiliza a hormonioterapia que pode ou não incluir a retirada dos testículos.
O homem pode voltar a ter uma vida sexual ativa?
Pode . Hoje em dia, a grande maioria das cirurgias pode preservar o feixe vásculo-nervoso que é responsável pela ereção. Uma minoria de casos pode apresentar disfunção erétil.
Existe prevenção?
A prevenção é voltada para a detecção o mais precoce possível do câncer inicial, microscópico. Recomenda-se visitar o urologista, anualmente, a partir dos 45 anos ou a partir dos 40 anos, quando existe um caso de câncer no pai, avô, tios, irmãos.

Dr. Homero Guidi é Urologista titular da Sociedade Brasileira de Urologia; Chefe do Setor de Urologia Diagnóstica do Fleury Medicina e Saúde; Chefe da Unidade de Urodinâmica da Clinica Ginecológica do HCFMUSP. Contato: h.guidi@hotmail.com
Alergias respiratórias: cuidados com a prevenção podem evitar mortes  



Escrito por Felipe Pereira    
Alergia respiratória: prevenção pode evitar morteA alergia é um incômodo que afeta milhares de pessoas todos os anos. No Brasil, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% da população sofre com algum tipo de alergia, que também é responsável por 5% de internações no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo informações do Ministério da Saúde. Por isso, em 7 de maio é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Alergia, com ações de combate ao avanço da doença.
Existem vários tipos de alergia. Para o doutor Clóvis Eduardo Santos Galvão, que fez pós-doutorado em imunologia clínica e patologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e é secretário da regional São Paulo da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), as principais causas de internação acontecem por alergias respiratórias. “A alergia é uma resposta de defesa do organismo, que ocorre de forma exagerada, provocando sintomas que incomodam a pessoa, como coceira, tosse, coriza, entre outros. No caso da asma, que é uma alergia respiratória, pode até matar”, afirma.


Segundo Galvão, a alergia não é uma doença que ‘pega’. Ela ocorre apenas nos indivíduos que têm predisposição genética. “Quando há a predisposição genética, o paciente vai produzir anticorpos contra substâncias comuns no ambiente, que provocam inflamações no nariz ou nos pulmões. Essas inflamações vão levar aos sintomas alérgicos”, explica. O tratamento é feito através do controle do ambiente para diminuir a exposição ao agente causador da alergia. “Além disso, temos os medicamentos usados em crises, como os broncodilatadores (para asma) e os anti-histamínicos (para a rinite), além dos corticoides, usados para o controle. Existe também o tratamento com a imunoterapia, ou vacina da alergia”, complementa.
Quando a alergia não é tratada, o incômodo é muito grande. “A principal consequência é o impacto na qualidade de vida do paciente. Por exemplo, a rinite mal controlada pode levar a alterações dentárias, distúrbios do sono, entre vários outros problemas”, aponta Galvão. A principal causa de alergia respiratória vem da própria casa: ácaros da poeira, pelos de animais, como cães e gatos, restos de insetos, mofo, fungos e polens.

 

Alergologista é aliado na luta contra a alergia

O nome não é comum, mas o alergologista é o médico que trata de todas as alergias existentes. “Sempre que a pessoa suspeitar que sofre de algum tipo de alergia, deve procurar o especialista, que vai confirmar o diagnóstico e orientar melhor o tratamento”, destaca o doutor Galvão. Ele ressalta, no entanto, que os exames só são feitos quando o paciente manifesta o incômodo. “Não há justificativa médica para realizarmos exames em uma pessoa que não tem nenhuma queixa clínica. A investigação para o diagnóstico só é realizada após essa manifestação do paciente”, alerta.

 

Prevenção

Quando se trata de alergia, algumas atitudes podem ser tomadas desde os primeiros dias de vida. “Algumas medidas de prevenção primária são: o aleitamento materno exclusivo até os seis meses; manter o calendário de vacinação em dia; e procurar o especialista nos primeiros sintomas”, diz Galvão. Mesmo se a alergia já estiver manifestada, é possível preveni-la. “Através da detecção de causa vamos orientar o paciente a evitar novas exposições. No caso das alergias respiratórias, essa prevenção nem sempre é tão fácil, e por isso deve ser complementada com os medicamentos preventivos”, completa.



Fonte: http://idmed.uol.com.br/saude-de-a-z/alergias-respiratorias-cuidados-com-a-prevencao-podem-evitar-mortes.html